Você está aqui ->
Home > Artes Marciais > Karatê > ATLETA BAIANO DE KARATE TEM SONHO ADIADO

ATLETA BAIANO DE KARATE TEM SONHO ADIADO

Atual vice-presidente da comissão de atletas da Confederação Brasileira de Karate – CBK, (período 2018-2021) e referência nacional na modalidade kata, o atleta Williames Souza participou nesta terça feira (06) do campeonato mundial de karate.

O evento acontece no período de 06 a 11 de novembro, no pavilhão desportivo do WiZink Center na cidade de Madrid – Espanha. É a quarta vez que a Espanha recebe este evento. Os anteriores foram realizados em Madrid (1980 e 2002) e Granada (1992).

O evento

O 24º Campeonato Mundial de Karate é o maior evento de karate realizado pela World Karate Federation – WKF e que acontece a cada dois anos.

O Campeonato Mundial Sênior de Karatê reúne atletas de mais de cem países em uma busca emocionante pela grandeza do esporte.

A competição adquire ainda maior atenção na capital espanhola por sediar o último Campeonato Mundial a ser realizado antes da estreia do Karate nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O 24º Campeonato Mundial será a competição que fornecerá o maior número de pontos para os atletas se qualificarem para o Mundial Olímpico.

Esse espetacular esporte é apresentado em suas três modalidades: a ação e a velocidade do Kumite, o poder e o espírito do Kata, e a coragem e resiliência do Para-Karate.

A competição do Atleta Baiano

O Atleta especialista na modalidade kata Williames Souza teve em sua chave os melhores atletas do mundo, dentre eles estavam Antônio Diaz (Ven), Ryo Kiyuna (Japão) e Damian Quintero (Espanha). A chave tinha um total de 85 atletas de 85 países.

Na primeira rodada Williames venceu o atleta da Namíbia por 5×0. Na segunda também venceu o atleta da Arábia Saudita pelo mesmo placar. Na terceira rodada infelizmente não teve o mesmo êxito perdendo por 0x5 para o atleta da Malásia, encerrando assim sua participação no campeonato.

Williames, diz em sua página no Instagram que “infelizmente volto sem o resultado esperado, mas feliz por mais uma vez poder representar meu país em um evento dessa magnitude.”

A final desta modalidade será nesta quinta (08) com a disputa do primeiro lugar entre Damian Quintero e Ryo Kiyuna, e as disputas de terceiro com Ali Sofuoglu (Turquia) x Antônio Diaz (Venezuela) e Mattia Busato (Itália) x Ilja Smorguner (Alemanha). Lembrando que segundo o regulamento de competições da WKF e CBK são premiados dois terceiros.

Confira a programação completa deste evento através deste link. https://www.wkf.net/imagenes/campeonatos/senior-programme-24th-world-senior-championships-madrid-spain-6-11-november-2018-001.pdf

Agora vamos conheça um pouco mais sobre nosso atleta baiano. Para isso, fizemos um pequeno bate papo rápido via WhatsApp (viva a tecnologia! Rsrs) com ele. Confira abaixo com foi esta entrevista.

Bate papo rápido com Williames Souza

Clube de origem e atual: Clube Nippon desde o início da minha carreira até agora.

Quando passou a fazer parte da seleção brasileira: Minha primeira convocação para a Seleção Brasileira foi em 2008 na categoria sub 21. Ano no qual conquistei a medalha de bronze no Campeonato Panamericano de base.

Ídolo no karate e fora dele: minha mãe, por toda garra e determinação. Dentro do Karate tenho vários, meu professor e técnico João Luís e Luca Valdesi, da Itália, além de ser uma lenda dentro do Karate é uma pessoa ímpar.

Alguma superstição ou ritual antes da competição? Antes da competição nada demais, apenas me concentro no que tem que ser feito e dar 100% da minha capacidade naquele momento.

Formação acadêmica: Formado em processos gerenciais pela Uninassau e fisioterapia pela UCSAL.

Sonho: Inspirar cada vez mais pessoas a ser melhor e evoluir a cada dia, seja dentro ou fora do Karate.

Hobby: Correr na praia e sair com amigos.

Pais: Japão.

Filme e série: não me recordo. Na verdade, quase não vejo muitos filmes e séries acho que nunca consegui assistir uma completa. rsrs

Expectativa para este evento: as melhores possíveis, treinei bastante, estou bem confiante, sem dúvida será uma grande competição.

Principais adversários nesta competição: Todos os adversários são bem fortes, afinal estamos no nosso principal evento e cada confronto é extremamente importante, porém o atleta Japonês, Ryo Kiyuna é hoje o principal atleta da categoria.

Título mais importante em 2018:

– Campeão Sul-americano Sênior (título que não vinha para o Brasil a mais de 20 anos) /Guaiaquil

– Campeão Brasileiro

– Bronze no Copa Ibero-americana/CHILE

– Nono lugar na etapa da Liga mundial em Tokyo (somando pontos para o ranking olímpico)

Vaneisa Pires
Formada em Administração com habilitação em Marketing pela Faculdade Castro Alves, Pós-Graduada em Gestão Esportiva pela Faculdade 2 de Julho e Professora de Karate Faixa Preta 2º Dan.
http://www.askape17.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

quatro × dois =

Top