Você está aqui ->
Home > Esporte Olímpico > Esporte Baiano > Futebol > E.C. Bahia > Feijão VS Amaral – Semelhanças e diferenças

Feijão VS Amaral – Semelhanças e diferenças

O calendário deu uma “folga” para o Vitória e um “respiro” para o Bahia o que viabilizou essa postagem sobre dois jogadores que teoricamente ocupam a mesma posição, mas desempenham funções bem distintas.

A discussão sobre o paradigma da “posição” dos jogadores no futebol é muito interessante, pois temos diversos exemplos pelo mundo onde esta norma já está em fase de superação. Ficaremos com essa questão para outro post e nos focaremos na análise sobre os jogadores do Tricolor Baiano e do Rubro Negro.

No futebol há dois tipos de estruturas: fixa e móvel. Treinadores ao redor do planeta utilizam esse conceito para elaboração do seu modelo de jogo e a maioria deles emprega em seus times as duas estruturas, no entanto, Guardiola, por exemplo, já entrou apenas com estruturas móveis em campo o que possibilitou uma grande mobilidade aos seus jogadores. Óbvio que havia princípios a sustentar esta ação orquestrada pelo espanhol.

Portanto, vamos começar esse duelo com o jogador do Bahia, Feijão.

feijao1 feijao2

Doriva opta por utilizar Feijão como uma estrutura fixa na equipe do Bahia. Observem na primeira imagem o posicionamento do Guerreiro Tricolor em relação a bola, ele sempre está atrás da linha da redonda a realizar o balanço defensivo na frente dos dois zagueiros. (para saber o que é balanço defensivo acesse aqui: http://esportebaiano.com/goias-0-x-2-bahia-analise/ ).

Na segunda ilustração o volante Tricolor inicia a jogada com um lançamento e se direciona para o seu posicionamento habitual indicado pela seta azul em destaque, permitindo a formação de um triângulo defensivo no meio de campo. Essa movimentação beneficia a equipe no sentido do aguerrido atleta do Bahia servir como passe de apoio a girar a bola de lado, além de ser mais uma peça no balanço defensivo em caso de perda da posse de bola.

Por outro lado, Mancini atribui ao seu 1º volante o conceito de estrutura móvel.

amaral1 amaral2

Ao contrário de Feijão, Amaral possui mais mobilidade no modelo de jogo Rubro Negro. Na primeira figura o Pitbull aparece na meia lua da grande área a dar apoio ao ataque, obrigando William Farias a fazer o balanço defensivo do Leão da Barra. As trocas de posicionamento entre os dois meio campistas em organização ofensiva são constantes durante toda a partida, sobretudo quando a equipe está a jogar dentro do Barradão.

Amaral não raramente é opção de passe em profundidade como no jogo contra o América Mineiro onde ele recebeu a bola dentro da área do adversário com possibilidades reais de finalização (segunda ilustração).

O Guerreiro que veste vermelho e preto é um jogador, como se dizem na Inglaterra, box to box, possui a característica de percorrer as duas áreas, tornando-se alternativa de passe tanto em apoio quanto em profundidade.

Existem virtudes e limitações nas duas maneiras de atuar do primeiro volante. É responsabilidade do treinador observar as particularidades dos seus jogadores e adequar o seu sistema de jogo de forma a potencializar o funcionamento da sua equipe.

Enquanto Feijão costuma ser o antigo “cabeça de área”, Amaral se destaca como “volante moderno”. O raçudo Tricolor no sistema de jogo de Doriva cumpre seu papel, no entanto quando em posse de bola o time encontra dificuldades na saída para o jogo, ou seja, na primeira fase de construção. Do lado Rubro Negro, Amaral Pitbull é opção de passe em apoio e profundidade, chegando na área adversária com certa frequência. Contudo, a comunicação e mobilidade com os companheiros do setor carece de ajustes em função de melhorar princípios da transição defensiva e como consequência o modo de jogar da sua equipe.

Você concorda ou discorda?

Opine!

Amanhã tem análise do jogo Bahia x CRB.

Abraço Grande!

 

Diogo Silva
Graduado em Comunicação Social (FCS) - Graduado em Educação Física (UFBA) - Especialista em Gestão Esportiva (F2J) - Treinador de Futebol - Treinador Licença C - CBF. @diogaum diogopereirasilva@yahoo.com.br
Top