Você está aqui ->
Home > Atletismo > SELETIVA NACIONAL GYMNASIADE 2016

SELETIVA NACIONAL GYMNASIADE 2016

Foi realizada no período de 10 a 14 de maio, a Seletiva Nacional Gymnasíade 2016. O evento reuniu vários atletas na faixa etária de 14 a 17 anos, representantes das escolas públicas e particulares de todo Brasil na cidade de Belo Horizonte/MG, que selecionou dentre as 08 modalidades (atletismo, ginástica aeróbica, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação e xadrez), os representantes brasileiros que disputara a Gymnasíade Internacional.

A Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, organizou junto a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG a Seletiva Nacional Gymnasíade que este ano foi realizado na cidade de Belo Horizonte/MG.

Os atletas classificados irão compor a delegação que representará o Brasil durante os Jogos Mundiais Escolares – Gymnasíade, que acontece em sua décima sexta edição, em Trabzon, na Turquia, com a participação de estudantes atletas de 65 países.

Os Jogos Mundiais Escolares – Gymnasíade é um evento escolar esportivo que acontece a cada 03 anos pela Federação Internacional do Desporto Escolar – ISF, é considerado o maior campeonato do desporto escolar mundial. “A última edição da Gymnasíade, em 2013, aconteceu no Distrito Federal, coroando um momento histórico para as Américas, e principalmente para o Brasil, que pela primeira vez sediou um evento escolar desse porte, contando com 2000 mil atletas de 30 países competindo em 08 modalidades.”

Esse ano a competição acontecerá na Turquia/Trazbon, entre os dias 11 a 18 de julho.

A delegação baiana foi composta por 52 alunos/atletas de diversas escolas da Bahia e modalidades. As modalidades que mais teve atletas foram o Judô e o Karate.

O evento

A abertura do evento das Seletivas aconteceu no dia 11/05 às 19:30, na sede do Serviço Social do Comércio (SESC), na cidade mineira de Contagem, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.

O primeiro dia de competição aconteceu na quarta-feira (11/05), no SESC Contagem com as disputas do judô nas categorias feminino meio/médio (-57kg), médio (-63kg), meio/pesado (-70kg), pesado (+70kg) e, no masculino pesado (+70kg), meio/médio (-73kg), médio (-81kg), meio/pesado (-90kg) e pesado (+90kg). A competição contou com 176 inscritos advindos de 16 estados do país.

A primeira competição por medalha aconteceu com a atleta da categoria médio Luiza Mota do Distrito Federal que sagrou-se campeã, abrindo assim o quadro de medalhas. Ela disputou com a atual campeã dos Jogos da Juventude Eduarda Silva, que perdeu devido a um descontrole emocional.

No geral a equipe de São Paulo sagrou-se campeã conquistando 16 medalhas (07 ouros, 03 pratas e 06 bronzes).

“Para o técnico da equipe feminina de São Paulo, José Júnior o resultado obtido em Minas Gerais faz parte de um trabalho de base iniciado com os judocas ainda na escola: “Esses atletas que hoje estão aqui representando o Estado conheceram a modalidade, em sua maioria na escola. Acredito que o investimento na base, no esporte escolar é uma das melhores maneiras para que tenhamos cada vez mais o nível elevado nas competições, a exemplo do que vivenciamos nesta seletiva”, afirmou José.”

Neste mesmo dia aconteceu no salão do Allia Gran Hotel as competições de xadrez com a participação de vários atletas de 08 estados. Os primeiros finalistas disputaram a final na sexta-feira (13/05).

Foto: Tiago Ciccarini
Foto: Tiago Ciccarini

Resultado dos atletas baianos que disputaram Judô

FEMININO

LIGEIRO, -44KG – 5º. LICIA MARIA M SOUZA BA

MEIO-LEVE, -48KG – 2º. ISADORA CAROLINE MACARIO BA

MEIO-PESADO, -70KG – 3º. VITORIA RIBEIRO DA SILVA BA

MASCULINO

SUPER-LIGEIRO, -50KG –  2º. FELIPE DOS SANTOS MEIRELES BA

LIGEIRO, -55KG – 3º. PAULO EMERSON C DOS SANTOS BA

MÉDIO, -81KG – 5º. LUCAS TOLEDO TURQUETI BA

Na quinta-feira (12/05), aconteceram as competições de karate. Atletas de 09 Estados disputaram uma vaga para compor a delegação brasileira que disputará a Gymnasíade na Turquia

No período da manhã aconteceram as disputas de kata, onde as equipes de São Paulo e Minas Gerais foram quem conquistaram mais medalhas. Já no kumite quem mais conquistou medalhas foram São Paulo, Bahia e Minas Gerais.

Vale destacar que se classificam para a Gymnasíade os três primeiros colocados no kata e os campeões na categoria kumite.

Na classificação geral por Estados São Paulo foi o campeão, seguido por Minas Gerais e em Terceiro a Bahia.

Foto: Tiago Ciccarini
Foto: Tiago Ciccarini

Resultado final dos atletas da Bahia

Kata

3º Taciane Silva da Paixão

Kumite Feminino

-48kg – 3º Graciele Nunes dos Santos

-52kg – 3º Loise Maria da Silva

-60kg – 3º Taciane Silva da Paixão

-68kg – 3º Helen de Sousa Menezes

Kumite Masculino

-50 Kg – 1º Ronald Santana Melo

-54 Kg – 2º Cleidson Paulo Regis

-58 Kg – 1º Fernando Augusto Cunha

-82 Kg – Gabriel Edson

IMG-20160512-WA0095
Foto: Ari

A natação e o atletismo aconteceram no Centro de Treinamento Esportivo – CTE, da Universidade Federal de Minas Gerais nesse mesmo dia.

“Destaque para o Time SP que conquistou no primeiro dia de provas 04 medalhas de ouro e 02 de bronze. Paraná ficou com 07 medalhas sendo, 04 de bronze e 03 de prata. Minas Gerais garantiu 02 ouros, 01 prata e 02 bronzes. A equipe do Distrito Federal conquistou duas pratas e, o Rio Grande do Sul levou uma de ouro e uma de prata. Pará e Goiás também subiram ao pódio para receber suas medalhas de prata.

No atletismo quem obteve o maior saldo de medalhas foi São Paulo, com um total de 15, sendo 06 ouros, 05 pratas e 04 bronzes. O segundo maior número ficou entre Mato Grosso e Minas Gerais, ambas com 08 medalhas, porém Mato Grosso obteve 04 ouros e Minas 02 medalhas. A terceira posição também seguiu empatada entre Santa Catarina e Paraná esta última com uma medalha de ouro a mais que os catarinenses.”

O atletismo da Bahia teve como destaque o atleta Lucas Lima Benta que ficou em 6º lugar no Lançamento do Disco.

Foto: Ari
Foto: Ari

As competições de ginástica aeróbica e rítmica acontecerão na sexta-feira (13/05), no Ginásio do Colégio Santo Agostinho.

 

Fonte: CBDE

Fotos: https://www.facebook.com/feemg.oficial/photos – crédito: Tiago Ciccarini.

Vaneisa Pires
Formada em Administração com habilitação em Marketing pela Faculdade Castro Alves, Pós-Graduada em Gestão Esportiva pela Faculdade 2 de Julho e Professora de Karate Faixa Preta 2º Dan.
http://www.askape17.blogspot.com.br/
Top