Você está aqui ->
Home > Artes Marciais > Karatê > Tem atleta Baiano de Karate nos Jogos Sul-Americanos de Karate

Tem atleta Baiano de Karate nos Jogos Sul-Americanos de Karate

No período de 27 a 29 de maio a seleção brasileira de karate participará dos Jogos Sul-Americanos de Karate. O evento faz parte do XI Jogos Sul-Americanos 2018 que acontecerá no Coliseu Municipal de Punata, no município de Punata na cidade de Cochambamba – Bolívia, no período de 26 de maio a 08 de junho.

De acordo com a organização, os atletas que conquistarem a medalha de ouro e prata estrão automaticamente classificado para os Jogos Pan-americanos de Lima 2019.

Os Jogos

Os Jogos Sul-Americanos 2018 que esta na sua 11ª Edição, teve sua primeira edição em 1978, na Bolívia onde foi realizada na cidade de La Paz. Os Jogos Cruz del Sur (nome original dos Jogos Sul-Americanos) foram disputados por oito países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai. O evento teve a participação de 480 atletas em 16 modalidades: atletismo, basquete, beisebol, boxe, ciclismo, hipismo, esgrima, futebol, ginástica artística, judô, levantamento de peso, lutas, natação, tênis, tiro e voleibol. A Argentina terminou a competição com 189 medalhas no total. O Chile ficou em 2º lugar com 76 medalhas no total e o Equador em 3º Lugar com 106 medalhas no total.

Obs. A Classificação final foi baseada na quantidade de medalhas de ouro conquistada.

O Brasil nesta competição participou somente no basquete feminino, terminando em 8º lugar com uma medalha de ouro no basquete feminino. A equipe foi liderada pela grande atleta Hortência.

40 anos depois os Jogos retornam a Bolívia, desta vez será realizado na cidade de Cochabamba e terá a participação de 48 modalidades e 14 países.

O atleta Williames Souza

A Seleção Brasileira de Karate durante o período de 11 a 22 de maio, estiveram na cidade de Lauro de Freitas – BA, se preparando física e tecnicamente para participar dos Jogos Sul-Americanos. Dentre os atletas que fazem parte da seleção temos o atleta baiano de karate Williames Souza (28), especializado na modalidade kata estilo shotokan que começou a treinar karate no clube Nippon com o professor João Luís Alves,onde permanece até hoje.

Sobre os Jogos Sul-Americanos

O atleta Williames diz que é a primeira competição do ciclo olímpico é que vem de um excelente resultado conquistado no mês passado no campeonato sul-americano que aconteceu no equador. Quanto aos treinamentos realizados aqui na Bahia no período 11 a 22 de maio, ele diz que “fizemos uma preparação excelente para os jogos e agradecemos o apoio da Federação Bahiana de Karate – FBK e do Governo do Estado. Meu objetivo maior é a classificação para o Pan-americano em Lima 2019.”

Sobre a chance de participar das Olimpíadas

Segundo o atleta Williames Souza “são as melhores possíveis, o progresso de classificação começa agora no segundo semestre, basicamente terei que participar de todas as etapas da liga mundial até 2020, a fim de subir no ranking da WKF e conseguir a vaga. Será um processo muito duro e que exigirá muita disciplina e um bom planejamento. Estou bem confiante e buscando mais apoios para viabilizar minha participação nas etapas da Premier League.”

Cronograma da Competição de Karate

Dia 26 (Sábado)

9hs – Pesagem não oficial

10hs – Pesagem oficial

12hs – Reunião técnica

Dia 27 (Domingo)

14hs – Kata feminino e masculino (eliminatória, semifinal e final)

16hs – Kumite individual feminino +68Kg (eliminatória, semifinal e final)

             Kumite individual masculino +84Kg (eliminatória, semifinal e final)

Dia 28 (segunda)

14hs – Kumite individual feminino -68Kg (eliminatória, semifinal e final)

             Kumite individual masculino -84Kg (eliminatória, semifinal e final)

16hs – Kumite individual feminino -61Kg (eliminatória, semifinal e final)

             Kumite individual masculino -75Kg (eliminatória, semifinal e final)

Dia 29 (terça)

14hs – Kumite individual feminino -55Kg (eliminatória, semifinal e final)

             Kumite individual masculino -67Kg (eliminatória, semifinal e final)

16hs – Kumite individual feminino -50Kg (eliminatória, semifinal e final)

             Kumite individual masculino -60Kg (eliminatória, semifinal e final)

Acesse o link do Regulamento do evento de karate

https://www.cochabamba2018.bo/uploads/item/9e51cefb8796ea864591312e3afe7e1ab3dfbe98.pdf

Vaneisa Pires
Formada em Administração com habilitação em Marketing pela Faculdade Castro Alves, Pós-Graduada em Gestão Esportiva pela Faculdade 2 de Julho e Professora de Karate Faixa Preta 2º Dan.
http://www.askape17.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

10 + 18 =

Top